A empresa Clone Robotics está investindo muito no avanço de seus androides inteligentes. Prova disso são suas mãos robóticas cada vez mais realistas, com músculos hidráulicos capazes de imitar a anatomia e os movimentos humanos.
Esses músculos artificiais consistem em tubos de malha com balões em seus interiores; conforme o balão expande – graças a uma bomba pneumática ou hidráulica -, a malha se contrai longitudinalmente e movimenta alguma parte da mão.
Veja a seguir um vídeo do mecanismo em ação:
Mão robótica avançada
No atual protótipo, a Clone está usando um sistema hidráulico para controlar os músculos, distribuindo pressão a partir de uma bomba de água de 500 watts e 145 psi e através de uma série de 35 válvulas eletro-hidráulicas, cada uma com seu próprio sensor de pressão. A mão robótica também possui sensores magnéticos que informam o computador que controla o dispositivo acerca dos ângulos das articulações e a velocidade dos movimentos.
Para o esqueleto da mão robótica, a empresa criou ossos relativamente similares aos nossos, com articulações flexíveis a fim de garantir que os movimentos ficassem mais fluidos. A equipe afirma que elas alcançam uma liberdade de movimento de 27 graus, igual à das articulações de nossas mãos. O modelo também inclui mecanismos que possibilitam uma rotação do pulso e do polegar como a que nós, humanos, somos capazes de realizar. Todas essas partes são conectadas por uma complexa rede de músculos e tendões artificiais que percorrem toda a extensão da mão e do antebraço do modelo.
A empresa afirma que começará a entregar às mãos robóticas aos seus clientes no final deste ano, embora o preço do equipamento ainda não tenha sido informado. O próximo produto da Clone Robotics será um torso com uma espinha dorsal rígida e que incluirá 124 músculos ao longo do pescoço, ombros, braços, mãos, tórax e costas.